+55 11 4839-0800 Contato Comercial - Vendas e Locação Número para Ligação Gratuita
Formulário de contato
Newsletters
70 anos Jung
O futuro da intralogística. Desde 1953.

História da Jungheinrich. 70 anos de Jungheinrich.

Contamos a história da empresa a partir de uma seleção de momentos decisivos, os "Momentos Amarelos", e mostramos o que eles desencadearam ontem, hoje e no futuro.

70 ANOS DE JUNGHEINRICH

Friedrich Jungheinrich fundou uma empresa inovadora após a Segunda Guerra Mundial. A sua ideia, desde o início, era criar os primeiros porta-paletes elétricos, com todos os mecanismos acessíveis a partir de uma só alavanca. Em 7 de agosto de 1953, a empresa atual é oficialmente estabelecida.

Friedrich Jungheinrich assumia um estilo de gestão cooperativo, cujo mote era: “Todos podem sentir-se um empreendedor e ter uma responsabilidade.” Faleceu em 28 de janeiro de 1968, deixando um legado orientador na continuidade das ideias. Além da comercialização de equipamentos seminovos e das novas possibilidades de locação, Jungheinrich desenvolveu soluções de serviços financeiros que contemplavam o aluguel de longa duração e a compra através de leasing. Também a organização do serviço pós-venda foi reforçada, representando, já em 1978, quase um terço da receita do Grupo.

Dr Friedrich Jungheinrich

No início dos anos 80, em cooperação com o Fraunhofer Institute for Transport Technology and Goods Distribution, a Jungheinrich desenvolveu um sistema de armazém totalmente automatizado. Este sistema inovador foi promovido pelo Ministério de Pesquisa da Alemanha e Tecnologia. Em 1981, a Jungheinrich vendeu as primeiras 25 máquinas automáticas sem operador. A estratégia de crescimento levou à abertura ao mercado de capitais.

A partir de 1990, a H. Jungheinrich Maschinenfabrik GmbH & Co. KG assumiu-se como sociedade anônima. Atenta às preocupações ambientais, a empresa apostou na proteção ambiental a partir de 1992. Esse compromisso tornou-se permanente e implicou diretrizes específicas para os colaboradores e, ainda, a utilização de materiais recicláveis como opção.

Momentos Amarelos - em filme

Cronologia Jungheinrich internacional

No final da década de 1990, a Jungheinrich estava representada em mais de 40 países. Em 1998, o Grupo gerou uma receita de quase 1,7 mil milhões de marcos alemães. Em 2000, a Jungheinrich tornou-se a primeira empresa europeia do setor a abrir uma loja online. Três anos mais tarde, celebrou-se o 50.º aniversário da Jungheinrich. A campanha de comunicação assentou na assinatura: “Jungheinrich – vale a pena”.

1953 Um verdadeiro clássico: a Ameise 55 - Friedrich Jungheinrich desenvolve o primeiro equipamento industrial elétrico com assento do condutor. A Ameise 55 é o primeiro empilhador sem quaisquer emissões e que não está dependente das capacidades físicas do condutor.

1956 A empilhadeira de mastro retrátil Ameise RetrakApresentação da primeira empilhadeira de mastro retrátil denominada Ameise Retrak (ESM). Com uma largura do corredor de trabalho inferior à da Ameise 55, oferece poupança de espaço de até 30%.

1968 A ETX é a primeira empilhadeira para estanteria alta - É lançado a ETX, uma empilhadeira acessível e flexível guiada através do corredor de estanterias com calhas no chão e capaz de elevar até 10 m de altura cargas até 1 t. O dispositivo giratório armazena as cargas na prateleira lateralmente.

1984 Utilização de equipamentos automáticos na montagem - Em 1983, a unidade empresarial Jungheinrich Anlagen- und Roboter-Technik (JART) é estabelecida especificamente para sistemas automatizados, a partir da qual a subsidiária independente Jungheinrich Anlagen-Technik GmbH & Co. KG (JAT) emerge, em 1985. Com a Ameise Teletrak orientada por cabos, a empresa introduz a automação dos equipamentos de movimentação de cargas em 1978.

2011 Porta-paletes elétrico manual da série de íons de lítio - A Jungheinrich apresenta a primeira série de porta-paletes elétricos manuais com tecnologia de íons de lítio.

2018 Empilhadeira de mastro retrátil com bateria de íons de lítio integrada - É lançada a primeira empilhadeira de mastro retrátil com bateria de íons de lítio integrada. O equipamento apresenta a bateria numa parte fixa da empilhadeira. O armazenamento de energia de íons de lítio necessita apenas de cerca de metade do espaço anteriormente necessário.

2019 Stacker elétrico ERC 216zi totalmente desenvolvido - A bateria de íons de lítio totalmente integrada ajuda a ERC 216zi a se tornar o  menor equipamento de movimentação de cargas da sua classe. O novo conceito de condução smartPILOT possibilita uma maior agilidade dentro do armazém, enquanto a plataforma com proteção trilateral e tejadilho de proteção do condutor garantem segurança máxima.

2021 A EREi é o menor equipamento com plataforma da sua classe - Destacado pela sua força inovadora e qualidade de design excecional: a combinação exclusiva de agilidade, segurança, conveniência e sustentabilidade coloca a EREi entre os melhores da sua classe em várias vertentes. A bateria de íons de lítio está totalmente integrada no chassis da empilhadeira. Com uma dimensão L2 mais pequena 270 mm o equipamento tem uma capacidade de manobra máxima impressionante.

2022 AMR (robô móvel autônomo) arculee - Com a integração da arculus, uma empresa com atividade no domínio dos robôs móveis autónomos (AMR), a Jungheinrich expandiu ainda mais a sua oferta como pioneira em intralogística automatizada. Além dos AMR, o portfólio de produtos Jungheinrich foi expandido com novas soluções de software para automação móvel, melhorando o posicionamento no mercado em segmentos de maior crescimento, tal como o comércio eletrônico.

Mapa mundi

Jungheinrich Brasil: uma história de sucesso em 20 anos.

No Brasil, a empresa iniciou suas operações em 2001, estabelecendo uma filial dedicada a atender às demandas do mercado brasileiro.

Em 2021, a Jungheinrich Brasil celebrou 20 anos de atuação no país, destacando-se pelo crescimento contínuo em todas as regiões e pelo fortalecimento de sua equipe comercial e de pós-vendas. A empresa enfatizou a importância de oferecer serviços de alta qualidade, alinhados aos padrões premium de seus equipamentos, visando sempre superar as expectativas dos clientes. 

Além disso, a Jungheinrich Brasil tem investido em tecnologias inovadoras para aprimorar o atendimento pós-venda, como o "Service Online", um aplicativo que facilita a comunicação com os técnicos e permite o acompanhamento do histórico de serviços realizados. 

Comprometida com a sustentabilidade, a empresa implementou políticas comerciais visando a redução das emissões de gases de efeito estufa, refletindo seu compromisso com práticas ambientais responsáveis.

A história da Jungheinrich no Brasil é marcada por inovação, crescimento e dedicação à excelência, sempre alinhada aos valores e à missão da matriz alemã.