Como líder de mercado na área de eletromobilidade, a Jungheinrich oferece soluções intralogísticas que são mais eficientes em termos energéticos e reduzem as emissões de CO2. Para conseguir isso, todo o ciclo de vida de nossas baterias de íon-lítio é projetado com a sustentabilidade em mente.
Na Jungheinrich, as baterias de íon-lítio são os principais componentes da eletromobilidade e fazem uma importante contribuição para a transição de energia. No entanto, a sustentabilidade só pode ser alcançada se todo o ciclo de vida das baterias de íons de lítio for projetado para economizar recursos. É por isso que a Jungheinrich desenvolveu um ciclo sustentável – desde a extração e fabricação cuidadosa de materiais até uma longa vida útil e reprocessamento até um alto nível de recuperação de matérias-primas valiosas.
1: Processo de fabricação da bateria de íons de lítio
2: Processo de maturação em armazenamento estacionário (armazenamento em construção/uso em planejamento)
3: Uso em um equipamento novo (Estágio 1 do ciclo de vida)
4: Processo de reforma
5: Uso em um equipamento usado (Estágio 2 do ciclo de vida)
6: Processo de reforma
7: Utilização em armazenamento estacionário (armazenamento em construção/uso em planejamento - Estágio 3 do ciclo de vida)
8: Processo de desmontagem
9: Processo de reciclagem
Para a Jungheinrich, a sustentabilidade começa com o desenvolvimento e a produção de baterias de íons de lítio. Nessas fases, seguimos nossos critérios de eco design, que levam em consideração todo o ciclo de vida de um produto e reduzem o impacto ambiental. Portanto, dispensamos matérias-primas críticas, como o cobalto, em nossas baterias de íon-lítio e, em vez disso, usamos células de fosfato de ferro-lítio (LFP). Além disso, nossas baterias de íons de lítio são profundamente seguras: a química das células LFP, em conjunto com medidas de segurança adicionais, previne que a bateria pegue fogo.
Uma etapa importante na fabricação de uma bateria de íon-lítio é a maturação. No futuro, a Jungheinrich planeja permitir que a bateria de íons de lítio amadureça brevemente em um armazenamento de energia estacionário. Como resultado, as emissões anteriores de CO2 poderiam ser compensadas em um estágio muito inicial. Uma instalação de armazenamento adequada está atualmente em construção na Jungheinrich.
Para aumentar a sustentabilidade, as baterias de íons de lítio da Jungheinrich passam por até três estágios diferentes em seu ciclo de vida. Primeiro, eles serão usados em nossos novos equipamentos. As baterias de íons de lítio reduzem a pegada de carbono em 20% e melhoram a eficiência de energia em até 20% em comparação com equipamentos industriais com baterias de chumbo-ácido.
Depois de ser usada em um equipamento novo, o ciclo de vida da bateria de íons de lítio está longe de terminar. Uma vez recuperada a bateria, procedemos a uma remodelação profissional. No futuro, queremos usar ferramentas de análise que avaliem e classifiquem células usadas com a ajuda de inteligência artificial. Como resultado, as baterias de íons de lítio podem ser reutilizadas em equipamentos usados (2ª etapa do ciclo de vida) e posteriormente em armazenamento estacionário (3ª etapa do ciclo de vida).
A 3ª etapa do ciclo de vida ocorre fora do veículo industrial: Se a capacidade da bateria for inferior a 70 a 80%, não faz mais sentido usar a bateria em um veículo industrial. No entanto, a bateria ainda pode ser utilizada como uma unidade de armazenamento estacionária por mais alguns anos. À medida que aumenta o uso de energia renovável, o armazenamento estacionário continuará a desempenhar um papel cada vez mais importante nos próximos anos para compensar as flutuações no fornecimento de energia.
Se a bateria de íons de lítio não for mais adequada para uso em armazenamento estacionário, somos responsáveis pela desmontagem e reciclagem da bateria. Nosso objetivo é que 95% dos valiosos materiais celulares, como lítio, cobre e alumínio, possam ser reutilizados e devolvidos ao ciclo. Algumas dessas substâncias podem ser usadas para a produção de novas células de íons de lítio. Esta abordagem contribui para o uso sustentável e responsável dos recursos naturais.